Você sabe como limpar semijoias da maniera correta? Tem idéia do por que elas escurecem com o tempo? Essas e outras dúvidas são comuns entre muitas clientes. Por que minhas semijoias escurecem? Não é à toa que as semijoias fazem muito sucesso.

Você sabe como limpar semijoias da maneira correta? Tem ideia do por que elas escurecem com o tempo?

Essas e outras dúvidas são comuns entre muitas cliente.

Por que minhas semijoias escurecem?

Não é à toa que as semijoias fazem muito sucesso. Afinal, esses são os acessórios com o melhor custo-benefício: têm uma qualidade bem superior à das bijuterias e se acemelham as jóias.

O escurecimento das semijoias, até mesmo as de alta qualidade, é um processo natural: a camada de metal nobre fica o tempo todo em contato com o ambiente, sofrendo reações físicas (como os arranhões causados pelo atrito com outros objetos) e químicas (como a oxidação e a corrosão) que afetam a aparência e a durabilidade das peças.

O que influenciam o processo de escurecimento?

A oxidação é um processo químico natural que deixa os metais escurecidos e com a aparência turva. Ela acontece quando o metal entra em contato com o oxigênio, presente tanto no ar, quanto na água. Todos os metais oxidam: alguns mais rápido, como a prata; outros mais devagar, como o ouro e o ródio.

Apesar de esse ser um processo natural, existem alguns fatores que podem acelerá-lo. Além disso, se não forem tomados os cuidados necessários, a peça pode entrar em estado de corrosão — que é quando o metal é deteriorado de forma irreversível.

Conheça, a seguir, alguns elementos que aceleram o escurecimento das semijoias:

Ácido úrico

Esse ácido, que acelera a oxidação dos metais, está presente no suor. Algumas pessoas liberam mais ácido úrico que outras, por isso as peças do mesmo fabricante podem escurecer rápido em algumas clientes e em outras não.

Poluição

Se você mora em grandes cidades, saiba que a poluição do ar também pode ser culpada pelo escurecimento das suas semijoias. O gás carbônico, o dióxido de enxofre e outros gases poluentes também aceleram a oxidação dos metais.

Produtos químicos

Elementos químicos presentes em produtos de limpeza e em cosméticos também podem alterar quimicamente as semijoias e prejudicar a sua aparência e durabilidade. Por isso, retire os acessórios antes de manusear esses produtos e, depois de aplicar algum cosmético, espere alguns minutos antes de colocar as semijoias.

Como limpar semijoias sem danificá-las?

Como vimos, a oxidação das semijoias e o seu consequente escurecimento é um processo natural e inevitável — e isso ocorre mesmo nas peças de alta qualidade. Entretanto, alguns cuidados retardam esse escurecimento e aumentam a durabilidade dos acessórios.

A limpeza é um desses cuidados, e é sobre ela que as clientes mais têm dúvidas: qual é a forma correta de limpar as semijoias, sem danificá-las? Quais produtos podem ser utilizados?

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como limpar as peças para que elas fiquem brilhantes e conservadas por muito mais tempo:

Use uma flanela seca para polir as semijoias

Uma maneira simples de limpar as semijoias é utilizar apenas uma flanela, totalmente seca. Pode ser algum outro pano, desde que seja bem macio, para não arranhar o metal.

Então, basta fazer o polimento das peças, esfregando-as cuidadosamente com a flanela por alguns minutos. Apenas esse procedimento já traz um resultado incrível e devolve instantaneamente o brilho natural.

Utilize uma solução de água com sabão neutro

Mesmo com o polimento periódico das peças, é importante fazer uma limpeza mais profunda com regularidade, para retirar qualquer resquício de sujeira que tenha ficado preso nas semijoias. Para isso, oriente as suas clientes a utilizarem apenas água e sabão ou detergente neutro.

A limpeza pode ser feita de diferentes formas. Uma possibilidade é lavar as peças em água corrente e esfregá-las com o sabão, delicadamente. Para isso, a dica é utilizar uma escova com as cerdas bem macias — isso é muito importante para evitar arranhões. A escova facilita, especialmente, a limpeza das peças com pedrarias, porque alcança as regiões mais difíceis.

Outra possibilidade é deixar as semijoias mergulhadas em uma solução de água com sabão neutro por alguns minutos e depois enxaguá-las. Peças com aplicações de pedrarias não devem ficar submersas, por isso, é melhor usar o procedimento anterior ou esfregá-las delicadamente com uma flanela embebida na solução.

Para finalizar, use outro pano totalmente seco e coloque as semijoias em um lugar ventilado. É importante certificar-se de que elas perderam toda a umidade antes de guardá-las.

Onde Encontrar as Melhores Semijoias?

Em nossa Loja Virtual, você encontra Pedras de Forte Energia em muitas opções de joias! Na SplendidaLuna – você encontra acessórios e semijoias de Estilo e Elegância com pedras naturais e simbologias que representam proteção, atração de energias positivas, sorte e prosperidade presente em diferentes filosofias e culturas ancestrais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *